segunda-feira, 4 de julho de 2011

Inegociável!

Sou a favor da democracia. Não tenho como fazer todas as escolhas do meu filho(a), mas uma é inegociável: o Colorado será seu time do coração. No entanto, não pretendo impor essa vontade minha, forçar uma paixão ou obrigá-lo a gostar do mesmo time que faz parte da minha família há décadas. Digo décadas sem exagero. Meu avô foi sócio fundador do beira-rio. Temos um título datado do ano de 1967 (o estádio foi fundado em 1969), concedendo ao vovô um lugar junto à Tribuna de Honra do beira. "Cadeira perpétua e hereditária" é o que esta escrito na flâmula que acompanha esta jóia familiar. 

No entanto, o que posso fazer, como bom negociador, é cativar meu cliente. Tratá-lo sempre bem, seduzi-lo, dar-lhe motivação para que "espontaneamente" escolha conforme suas convicções. Vou muito aos jogos do colorado. Posso ir sozinho até, que sempre encontro meus amigos: a parte colorada do Deportivo de Porto Alegre, o Inezil, Humberto, Osni e cia, os meus irmãos Guilherme Noll e Leitão, etc, etc. Estar no beira-rio, é nunca estar sozinho! Mas nada se compara com a emoção de assistir um jogo ao lado do seu progenitor. Lembro-me de todos os jogos que meu já preguiçoso pai, me deu a honra de sua presença. Tive o privilégio de ver meu time sagrar-se bi-campeão da América ao lado dele. "Para todo o resto existe Mastercard..." 

Então, uma das formas que pensei de seduzir meu pequeno, foi essa da foto acima. Acreditem, essa camisetinha autografada pelo Guinazu, Damião e Oscar, tem arrancado lágrimas de muita gente. Eu particularmente ando com ela no carro. Não decidi ainda se vou dar de presente pro bebê, se vou enquadrar ou se vou dar para o bebê e depois enquadrar... Mas que a camiseta ficou demais, ficou! 

Depois da notícia que vou ser pai, tenho ficado muito reflexivo sobre como vou educar minha criança. E confesso que percebi que errei na participação da criação dos meus sobrinhos. Lembro que quando eles ainda não entendiam o que era ser colorado ou gremista, me reportava ao time adversário como sendo algo ruim, fazia cara feia e dizia que aquilo era meleca! Deu certo, todos são colorados. Mas não lhes dei a motivação correta. Tenho grandes amigos gremistas: o Tiago Cabral, o Quinho, o Tiago Dias, o dindo Diego e a minha estagiária Amanda não são nada perto dos pejorativos que utilizei com meus sobrinhos para que torcessem pelo colorado. Pelo contrário! 

Assim, começo aqui a corrigir meu erro. Espero que meu filho faça sua escolha, mas respeite o diferente.  Que ele deixe a animosidade para dentro do campo. Que aprenda a torcer pelo seu time e que isso não signifique tratar os demais como inimigos. Que seja humilde na vitória e na derrota. Enfim, desejo que seja um colorado feliz, sadio e campeão! 

Beijos, Paizão.  




10 comentários:

  1. Cara, é tudo tão perfeito que eu fico até sem ter o que comentar. Li tudo numa sentada só, tá legal demais!
    Acompanharei de agora em diante, coloca aí mais um leitor nas estatísticas!
    Beijão pros novos PAPAIS!

    ResponderExcluir
  2. Meu irmão! sabe que em outra vida acho que fui colorado, mas HOJE um pequeno mas grande gremista.. foi um orgulho um prazer ir com você meu melhor amigo colorado, no Estádio, "torci" de verdade.. O que um AMIGO não faz pelo outro, fui no Estádio contigo.. e gritei... cantei essa letra "Muito mais que um vício, Muito mais que amor. Não é o puto do grêmio,
    É o Rolo Compressor!!!
    Quando olhei essa linda e linda camisetinha, (camisetinha pois pequeninha).. que amor, espero poder ter outras oportunidade de assistir os jogos com o baby de vocês.. ver essa fera berrar e gritar ( vamo vamooo inter).. emoção sem explicação!!
    beijo do amigo irmão Tiago Cabral

    ResponderExcluir
  3. Que mané escolher o quê?
    Vai ser colorada e pronto. Esse lance de 'meu filho faças suas escolhas' não dá, isso é muito racional. E futebol, ah professor o futebol, esse não é nada racional. E é isso que eu quero da tua filha a mais pura paixão pelo time das coroas(jamais, sequer escreveria o nome dos adversários). O legal seria exatamente isto, ela dizendo que torce pro time dos moranguinhos e eu incomodando ela dizendo que o vermelho é feio, etc. Nunca deixei de ser amigo de ninguém por torcer por esse ou aquele time (tenho um amigão que torce pro penharol), então que ela seja apaixonada pelo time dos pais.
    Não querendo rogar nenhum tipo de praga contra os pais, mas como diz o tio Rushel: - a traição vem daonde a gente menos espera.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Até simpatizei pelo colorado depois desse post aí hahahaha... colorado ou gremista vai ser um torcedor exemplar e eu vou amar e respeitar de qualquer jeito!!!
    E tenho que confessar, a camisetinha é um amoooooor!!!!!
    Beijos,
    Caro

    ResponderExcluir
  5. Irmão, fala sério!!!!
    É claro que ele(a) vai poder escolher... Desde que seja o Inter! hahahaha
    O legal de ser pai/mãe é que sempre temos algo a aprender com nossos filhotes. O Lorenzo realmente passou por essa fase de "Grêmio é meleca" (incitado não sei por quem...) mas não rendeu muito, não. Ele tem muitos amigos gremistas e respeita "o diferente" de um jeito que muito marmanjão não consegue. Dou um exemplo: quando o Inter ganhou o gauchão, o Lorenzo estava numa alegria só. De repente ele parou e ficou pensativo. Quando perguntei o que ele estava pensando, ele disse: "Ah,eu tô feliz que o Inter é campeão, mas meus amigos gremistas devem estar tristes.. Então eu fico um pouquinho triste por eles." Não te preocupa Irmão, pois os guris não são colorados porque o Grêmio "é meleca". Eles são colorados porque vivem de perto a paixão e a alegria que nosso time desperta em nós, os pais, e naquele que é o maior ídolo para eles: você!

    ResponderExcluir
  6. hehehe nossa!! eh muita informacao!! to adorando ler tudo isso...sao tantas lembrancas!! quando li a mensagem da Rosa eu vi que nao poderia MEEESMO deixar de escrever...ja q um filme passou pela minha cabeca.
    Eu fikei uns tres anos muito proxima do Samir, da Kaka, do Chefe e de toda a familia! akelas criancas...nossa!! como eu me diverti!!sim, eu amo criancas.,..kem me conhece sabe disso..mas eu simplesmente era apaixonada por akeles meninos! adorava ir na casa do Chefe soh para ve-los...akele tumulto todo...e claro..ja ver toda akela familia reunida! me divertia mto!
    Quando a karina me mandou as imagens da eco por msn...eu nao acreditei!! a kaka gravida??? ao mesmo tempo eu sabia q akilo ia acontecer cedo ou tarde...claro...mas eh incrivel...eu lembro bem dela me passando o Santiago, como quem passa um objeto delicado, e dizendo: "olha q fofo Ju?!!"...e passava a bola pra mim! eheheh a kaka de barrigao...?? nao consigo imaginar!!! mas me anima...nao perco essa!!
    sinto falta de todos...to loka pra ver os meninos...devem estar enormes! saudades do chefe!! saudades dakela epoca! Rosa! akela rotina...!! nao volta ne?! o importante eh q foi bom dmais...e todos sabem que tenho q agradecer a uma pessoa especial por isso!!!e eu agradeco!
    Parabens papais!! de coracao!! fico feliz em ve-los tao contentes!! muita saude pra esse bebezinho q ta chegando....ja to loka pra pega-lo no colo...tomara q ele seja kietinho e fofo q nem o Santiago quando era bebe...(amo os outros tres sobrinhos de paixao...mas estive proximo da familia quando o Santiago era o mais facil de pegar no colo e se tornava a minha "vitima"...um era recem nascido, outro um menininho grande, e o do meio nao parava um segundo..terroristinha)...
    PARABENS!
    saudades!
    JU

    ResponderExcluir
  7. Samir,
    como colega da Karina e colorada de paixão, tenho certeza que a criança pode até ter opção, mas não vai querer fugir do amor da família pelo nosso Inter. Escolher um time ou outro na verdade tanto faz, o que é importante é crescer dentro de um ambiente que leve a criança a se apaixonar por algum time: e isso já tem de sobra pelo jeito hehehe. Se puxar a mãe vai ser assim uma colaradinha ou coloradinho bem entusiasmado com certeza, e vai ficar contando vantagem um dia depois da vitória... Mas o principal: com uma camisetinha dessas, na boa não tem pra ninguém....VAI SER COLORADO E PONTO FINALLLLL!!!

    ResponderExcluir
  8. Samantha: Li o que vc escreveu ahahha que amorrr o que o Lorenzo disse!! ameii

    Claro que tudo indica que esse anjinho irá ser colorado(a)néééé.... mas time?? será isso tão importante na vida dele(a)...
    hahahhhah
    Acho que estou falando isso pq meu time não está numa fase assim sabe... tão...tão boa.... hahahahha.. que drogaaa Samirrrr!!! Não vai ficar ensinando errado pro baby!!! Até pq o mundo dá voltas né... e até lá vá saber como está a situação colorada..

    Rááá viu... kkkk

    beijão pra vcss
    by => Amanda Cabral :D

    ResponderExcluir
  9. Papais ...
    Assim que seu filho entender, avisa que o amigo Gui Lima pode dar uma carona e olhar os jogos com ele mesmo que o papai não for no estádio... Nada como ter uma emoção de 50.000 mil colorados gritando pelo mesmo objetivo. Mas independente de tudo, que seja um guerreiro torcedor que nem o pai, que mesmo no frio, chuva, horários adversos esta sempre presente para dar aquela força. Ou ainda, pode ser um lateral direito que tanto precisamos se for um menininho !!! GRANDE ABRAÇO GUI LIMA

    ResponderExcluir
  10. Maninhos! É claro que ele vai poder escolher! As opções são: Inter ou Colorado!!! rsrsrsrs!!!!!!

    ResponderExcluir