sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Filho: o plural de mim mesmo...



Antes, minhas mais sinceras desculpas pela demora de escrever. Acreditem, não é por falta de idéias ou inspiração. Toda vez que termino uma nova postagem, me lembro de outras 300 coisas que deveria ter deixado registrado, mas acabo esquecendo. Anda me falta tempo mesmo... Tenho me concentrado em arrumar as coisas de casa para começar a arrumar o quarto do Ber... Irrrriiii, só alegria galera!


Estamos fechando a 20ª semana de gestação. Daqui a duas, vamos realizar a ecografia morfológica. É impressionante como o tempo passa rápido. Vejam: praticamente estamos na metade do processo. Essa primeira metade passa muito rápido, considerando que quando você descobre que esta grávido, já se passaram um ou dois meses de gestação... Assim, para chegar na metade (que seriam 4 meses), passam-se apenas mais dois...


Falando sobre o tempo, me veio a lembrança as sábias palavras do meu pai-emprestado, Jorge Cabral, numa das tantas vezes que nos encontramos na praia para aproveitar o que de melhor há nessa vida: os amigos. O Tio Cabral é pai do Tiago Cabral do Diego e da Amanda. Pessoas que considero uma verdadeira extensão da minha família, pelo carinho, apoio e amizade. E tem a Tia Luíza ainda, esposa do tio que faz as mímicas mais engraçadas que se pode imaginar no jogo Imagem e Ação! Mas enfim, o tio tem uma sabedoria impressionante. E numa conversa certa vez, ele estava me explicando que tempo, nada mais é do que vida. Genial! Pensa bem, o tempo em que estamos aqui sentados lendo no computador nada mais é do que a tua vida debruçada sobre esta tarefa. Quando perdemos tempo realizando alguma coisa, na verdade estamos vivendo para aquilo. Estamos desperdiçando nossa energia vital dirigindo, comendo, lendo conversando e etc... Tudo bem, uma teoria interessante. Mas o que o Tio queria na realidade com tudo isso era me agradecer por estar dividindo meu tempo com ele. E isso era o melhor presente que poderia receber de outra pessoa: vida. Obrigado por me dar tua vida ao meu lado disse ele. Tio, é um prazer sempre!


Pois bem, recebi ontem um recado do meu pai para assistir um vídeo no youtube (http://youtu.be/NFrsgTd1Oxg). Em determinada passagem do texto há uma parte que diz que ser pai, é receber um presente para o resto da vida. Tenho que isso não significa outra coisa que não seja dedicar grande parte do seu tempo ao filhote. Não basta ser pai, tem que participar... O blog, nada mais é do que isso. É uma tentativa minha de participar da vida do meu filhote. Dividir com vocês essa experiência esta sendo demais! Principalmente, porque tenho conseguido tirar muitas dúvidas acerca da paternidade e recebendo dicas fundamentais sobre esse ofício: não comprar muitas fraldas do tamanho recém nascido, cuidar para comprar as roupas conforme a idade do guri (ele vai estar com seis meses no inverno, logo, não adianta comprar regata para um bebê de seis meses que ele nunca vai usar...), se a criança comeu, esta limpa, e não esta com dor, o choro é pura manha, etc, etc. Essa última dica me foi passada pelo Dani, no aniversário do Inezil que fui semana passada (Humberto e Christian Bauer estavam também). Ele me relatou as noites de insônia, stresses e outras coisas mais. Mas terminou seu desabafo dizendo mais ou menos assim: velho, depois que tu fez tudo, que a criança tá limpa e trocada, quentinha no berço, ela te olha e abre um sorriso... nessa hora, tu esquece qualquer sofrimento ou incomodo que passou. Absolutamente tudo se justifica!


Escrevendo esse post, tive que interromper para ir almoçar. Chegando no shopping, fui agraciado com mais um presente da minha irmã gêmea, a Sâmia. Assim, falando sobre tempo, aproveito o gancho para agradecer a todos vocês que dedicam um pouco de suas vidas, com a nossa gravidez. Seja lendo o blog, presenteando ou estando presente sempre, tenham certeza que é o melhor presente que podemos receber!!


Não poderia deixar de comentar sobre a recente conquista de mais um título colorado. Não só pelo aspecto de ser mais uma glória e motivo de festa, mas porque me impressionou a quantidade de pais que levam seus filhos aos jogos. Tchê, eu não vejo a hora de chegar a minha vez!!!!! Pena que acerta o poeta quando diz que o tempo nos é ingrato, quando mais precisamos dele...


Enquanto minha hora e do Ber não chega, tenho que aproveitar os sobrinhos! Instinto paternal aflorando a mil... Esses dias levei o Lorenzo (7 anos) no colégio e o Gordo (5 anos) levei na revisão de uma cirurgia que ele fez semana passada. É impressionante a capacidade que esses pequenos tem de nos emocionar. O Lorenzo, nós deu toda a coleção de smurfs que ele tinha ganho no MAC. Chegou com eles de mãos dadas e falou: Oh, é pro Bernardo... #lágrimasnosolhos. Outro dia, o Santiago (4 anos) estava com um casaco já pequeno para ele... quando ele veio caminhando a gente falou: GUGU, esse casaco não te serve mais... Sem titubear ele tirou o casado e nós deu. É pro Bernardo disse ele... #lágrimasnosolhos2


Bom galera, fico por aqui com mais uma canção que desta vez dedico ao meu filho. É do Jorge Drexler, um dos cantores que possuí uma capacidade absurda de musicalizar sentimentos.. a Música se chama Antes e diz assim:


"Antes de mí tu no eras tu,
antes de tí yo no era yo.
Antes de ser nosotros dos
no había ninguno de los dos,
no había ninguno de los dos.

Antes de ser parte de mí,
antes de darte a conocer,
tú no eras tú y yo no era yo,
parece que fuera antes de ayer,
parece que fuera antes de ayer.

Antes que nada
yo quiero aclarar
que no es que estuviera,tampoco pasándolo mal antes.
(tampoco estaba pasándolo mal antes)

Pero algo de mí, yo no supe ver
hasta que no me lo mostró,
algo de tí, que quiero creer
que no vio nadie antes que yo,
que nadie vio antes que yo

Después de todo
lo que quiero es decir
que no entiendo como podía vivir
antes,
no entiendo como podía vivir antes
no entiendo como podía vivir antes
no entiendo como podía vivir

Antes de mí tu no eras tu,
antes de tí yo no era yo.
Antes de ser nosotros dos
no había ninguno de los dos.
Antes de ser parte de mí,
antes de darte a conocer,
tú no eras tú y yo no era yo,
parece que fuera antes de ayer,
parece que fuera antes de ayer.

Antes de irme
yo debo decir:
yo también pensaba que era feliz
antes
(pero)
No entiendo como podía vivir antes.”

Traduzindo a pedidos...

"Antes de mim, você não era você
Antes de você, eu não era eu
Antes de ser nós dois
Não havia nenhum dos dois
Não havia nenhum dos dois

Antes de ser parte de mim
Antes de te conhecer
Você não era você e eu não era eu
Parece que foi antes de ontem
Parece que foi antes de ontem

Antes de mais nada
eu quero esclarecer
que não é que eu também estivesse mal antes
(também não estava mal antes)

Mas algo de mim, eu não soube ver
Até que não me mostrou
Algo seu, que quero acreditar
Que não viu ninguém antes de mim
Que ninguém viu antes de mim

Depois de tudo
o que quero é dizer
que não entendo como podia viver
antes
Não entendo como podia viver antes
Não entendo como podia viver antes
Não entendo como podia viver

Antes de mim, você não era você
Antes de você, eu não era eu
Antes de ser nós dois
Não havia nenhum dos dois
Antes de ser parte de mim
Antes de te conhecer
Você não era você e eu não era eu
Parece que foi antes de ontem
Parece que foi antes de ontem

Antes de ir
eu preciso dizer
que também pensava que era feliz
antes
(mas)
Não entendo como podia viver antes."

Eu, já não sou mais eu... Eu somos! Eu e meu filho....
Um beijão, Paizão! 

P.S. A foto lá em cima é do Gugu... 


5 comentários:

  1. Que satisfação que é ler este blog!
    Ver a Karina todos os dias ficando com carinha de mamãe, realmente é algo fantástico!

    Ber, vem com tudo que estamos aqui te esperando!

    Beijos!

    Ale Bonorino

    ResponderExcluir
  2. Em tempo, queria registrar aqui que qualquer tempo ao lado do casal e agora do Ber (ainda que na barriga) torna sempre a vida mais alegre. Então se tempo é vida ou se vida é tempo eu não sei, mas o tempo todo que vivi com vcs fez o tempo e a vida valer a pena. E quero passar muito tempo e, portanto, muita vida curtindo o tempo e a vida Ber :)
    um beijo da Tia Laura que andou sem vida para olhar o site.

    ResponderExcluir
  3. AMADO FILHO DA VIDA, denominação dada por ti Samir, o que me deixou muito feliz quando pronunciaste pela primeira vez, pois é sentimento que transcende laço biológico, sem retirar a titularidade de quem legitimamente possui, mas agrega afeições numa grande família. Amor de Pai, mãe, filho, fraternal, solidário, caridoso, nunca é dividido somente expandido. Sozinho não somos nada, agora com outros podemos ser tudo veja só: Marido só é porque tem a esposa, amigo é porque tem outro que assim te o considera. Pai porque tem o filho. Nossas qualidades precisa sempre de um outro. Parabéns pela iniciativa, belas impressões da tua gravidez. Sabes que eu cheguei até ter as dores da Luiza. Incrível, mas é verdade, deverá ter explicações que desconhecemos, talvez simbiose, sintonia vibracional, hoje a física quântica tenta nos explicar o que era inexplicável, sem mágica, mística, mas apenas o que é possível desta maravilha que é o ser humano, que tu e a Karina estão prestes a receber ( certamente em missão sublime ), para cuidar e amar. Obrigado pelas palavras, longe de ser sábio, apenas um curioso aprendiz, que tem a certeza de que o conhecimento queme falta está com quem tenho oportunidade de conversar. Portanto, sempre em nossas conversas fomos mutuamente ensinados. Temos muito que aprender, por isso que voltamos. Uns dizem que somos o tijolo na construção do templo, acho que sou o grão da terra que foi feito o tijolo. Beijo aos três. Jorge Cabral

    ResponderExcluir
  4. Dá-lhe Biro-Biro!!!!!!!!!!!!!
    Ass. Tio Gui

    ResponderExcluir
  5. Para esta família linda que está com mais um lindo
    bem vindo e amado componente, quero dizer que estamos felizes por vcs, estamos acompanhando todos os momentos, mesmo que distantes. Me sinto uma tia avó muito babona, pois Karina pra mim não é uma sobrinha e sim uma filha.
    Quero aproveitar para dar uma dica da experiência...o Baby não vem na placenta com as manias, nós é que colocamos durante sua vida.O mimo sempre é bom mas as manias não!
    Amamos muito vcs
    Beijos para o Be tmb

    ResponderExcluir