quarta-feira, 2 de novembro de 2011

7 Meses...

Einstein estava certo. O tempo é realmente relativo. Estamos no último trimestre da gestação e já começo a sentir falta desses tempos de barriga. Revendo os antigos posts, fiquei impressionado com a dimensão que o blog ganhou. No segundo texto que escrevi, agradeci aos mais de 140 acesos que havia recebido na primeira semana. Hoje passam de 7.000... O blog tem sido acessado por mais de 7 países. Estados Unidos, Portugal, Reino Unido, Alemanha, Costa Rica, Russia entre outros. Fico honestamente lisonjeado com tudo isso e mais uma vez deixo meu muito obrigado à todos vocês! 

Estar acompanhando essa transformação, literalmente do lado de fora, é com certeza algo  mágico. Estou diferente, me sinto diferente e há quem diga que já tenho cara de quem está diferente. Mas descobri que a gravidez, para além do pai e da mãe é uma gestação coletiva. Vejo meus amigos mudando junto conosco. Alguns planejando ter filhos, outros indo morar juntos, alguns revendo seus relacionamentos. Isso vem ao encontro do que penso acerca das pessoas. Mudamos constantemente. Não mudar é a exceção. O problema é que o processo é tão natural que nem percebemos o que e quando isso acontece.

Tenho tentado me manter atento às mudanças que estou passando. O instinto de sobrevivência é o primeiro que me vem à tona. Seja no trânsito, ou em qualquer outro lugar, tenho o pensamento constante de que nada pode me acontecer agora. Não posso me acidentar, ficar doente ou qualquer outra coisa que de alguma forma possa me impedir da necessidade de me manter íntegro para dar o devido suporte ao meu filho e à Karina. Quando ando de carro e ela está do lado, fico 10x mais alerta e defensivo! Devia existir um adesivo que dissesse: CUIDADO!! MULHER GRÁVIDA À BORDO! Hahahah. Esse sentimento de defesa vem junto com a transformação do instinto de responsabilidade. É impossível não pensar ou projetar o futuro profissional e pessoal com muito mais cuidado e zelo... Alguns hábitos mudaram tão naturalmente que nem percebo. Um deles é a vontade de permanecer mais em casa.. Não quer dizer que não tenho levado minha vida o mais normal possível, mas depois do jogo, já não sinto mais aquela vontade de tomar uma cerveja com os amigos... Penso em chegar logo em casa, conversar sobre como foi o dia com a nega e saber como se comportou o filho. Sobre tal comportamento meus amigos (os que não tem filhos) me alertam dizendo que a tendência é piorar... Piorar?! Depende do tipo de pai que você quer ser penso eu. 

Estava pensando esses dias sobre as memórias que tenho do meu pai sendo pai. A primeira delas é a de como ele enrolava suas ataduras para jogar futebol de salão quando morávamos no interior. Ele sempre pedia para que eu e minha irmã gêmea as enrolássemos. Lembro dele me ensinando que eu devia colocar um tanto sobre o joelho até a cintura e depois a dobrasse até ter que puxar mais um pedaço. Isso me chamou atenção porque será exatamente esse tipo de coisa que provavelmente meu filho irá se lembrar de mim. Quais manias de cada um se formará na lembrança mais doce que seu filho terá de vocês? Interessante não é mesmo? O mais simples gesto, pode ser algo que ele levará para sempre na memória. Li dia desses que  somos o que a memória nos revela de nós mesmos. Todos os dias acordamos e lembramos: Eu sou o Samir, advogado e Juiz-Leigo. Casado com a Karina que esta grávida do Bernardo. Meu pai é o Aramis e minha mãe faleceu esse ano. Tenho a Sâmia, Samantha e Sabrina como irmãs e tais amigos, gosto destas músicas, essas roupas, aquelas não e assim por diante... Somos uma eterna repetição de nós mesmos. Nossos hábitos dizem muito sobre nós e certamente dirão alguma coisa sobre nossos filhos. Portanto, cuidado com os hábitos que cultivar... 

Recebemos esses dias um convite para o casamento do meu primo Camilo. Nele estava escrito: Samir Nassif e Família. Rá, sentiram? Família! Viram só como a gestação é um fator universal? As pessoas por igual mudam a concepção que tinham sobre você e sua esposa. Na nossa atual matemática, 1+1=3.

Estamos quase terminando o quarto do Bernardo. A foto acima dá uma ideia de como ele vai ficar. No final das contas, ficamos com o berço "Mega combo 4x1", para minha alegria. Problema é que chega só daqui uns 30 dias. 

Por conta dos preparativos finais para recebermos o filho, tive minha primeira briga realmente feia com a Karina. Isto porque ela não queria admitir que um Helicóptero a controle remoto com câmera de vídeo e luzes de LED, devia necessariamente constar na lista do chá de fraldas! Quem foi que disse que as mulheres ficam mais sensíveis na gravidez??? A minha pelo jeito, ganhou um filho na barriga e um paralelepípedo no lugar do coração! Hahahahah

Aliás, foi nesse dia no Shopping que pude assistir umas das cenas mais lindas entre um pai e um filho. O guri estava segurando com uma mão um copo de suco quando deixou esse cair. A criança começou a chorar pedindo desculpa para o pai que de pronto virou para o filho e lhe disse: Não tem problema meu filho, eu sei que tu não fez por querer. Aquele pai então deu um abraço no filho tão terno, tão puro, tão sincero que não havia como não se emocionar. O filho, era um rapaz com necessidades especiais e devia beirar os 30 anos... Para além do abraço, aquele pai deu para o filho absolutamente tudo que ele precisava naquela hora. Segurança, compreensão, carinho e amor. Honrou com louvor o encargo paternal como poucos fazem hoje em dia. Ele não teve vergonha da sujeira do filho, ou do que os outros poderiam pensar a respeito. Não teve medo de abraçar o filho, não exitou em lhe dar apoio mesmo sabendo que ele havia feito uma lambança. Foi divino. Não sei se o fato me chamou atenção por ter pensado muito nisso no início da gravidez. A dúvida que paira sobre a saúde do filho e se ele esta tendo um desenvolvimento normal são realmente agoniantes. Não sei como me sairia se tivesse um filho com necessidades especiais. Projeto tanto tantas coisas que desejo fazer com meu pequeno que isso nunca me passou pela cabeça. Mas por certo que se pudesse escolher, gostaria de ser aquele cara. Foi uma lição e tanto. 

Fico por aqui hoje pessoal. Mais pai do que ontem e menos do que amanhã...

Um beijão, P. 

P.S. Votem na nova enquete!

6 comentários:

  1. Nossa, mano, que lindo! Imagino o que deve ter sido esta cena! Lição de vida! Amo vocês! Beijoca!

    ResponderExcluir
  2. Eu não vou votar na enquete por que o meu palpite é 03 de janeiro!

    ResponderExcluir
  3. Nossa muito lindo, os meus olhos ficaram vifrados e não piscava quando lia o post. Falando em lembranças eu estou com teu livro que escreveste quando pequeno, será uma lembrança tua de pai para filho Bernardo.
    Eu também não vou votar na enquete porque meu voto é no dia 6 de janeiro pois seria minha formatura.
    Samir, Karina e Bernardo: Amo muito vocês! Beijos Sâmia (Maninha)

    ResponderExcluir
  4. Irmão, já te falei mas não custa repetir: quando ficamos grávidos a tendência é sempre imaginarmos como serão nosso filhos e não nos preocupamos em pensar como seremos como pais.
    Afinal, nossos filhos são um reflexo de nós, para o bem e para o mal. "Tuas falhas como filho, são as minhas como pai". Lembra?
    Bj,

    Samy

    ResponderExcluir
  5. Samir... apesar da gente não se conhecer direito, deixei minha contribuição na enquete, até porque, como já disse, estou acompanhando o blog pela emoção que ele traduz a cada linha. Mais uma vez, parabéns!
    Bom, todos os dias do nascimento me parecem ótimos, mas o melhor deles, com certeza é o dia 15 de janeiro (por razões numerológicas... sim, eu entendo um pouco disso!)
    Mas não se preocupem, não existe um dia ruim, existem só dias melhores... e hoje é um deles, depois que li o blog!
    Abraço,
    Artur.

    ResponderExcluir
  6. Olá Samir. Me chamo Jonathas e também estou passando pelas mesmas emoções que as suas, no meu caso, à espera do Inácio.

    Minha mãe comentou do seu blog, por ter visto uma matéria sobre ele na TV. Resolvi procurar e acabei chegando aqui.

    Me vi representado em muitas linhas que você escreveu. O 'instinto de sobrevivência' foi uma das coisas que já percebi terem mudado em mim.

    Também montamos um blog para acompanhar a gestação do Inácio. Se quiser visitar, é o http://blogdobezin.tumblr.com

    Forte abraço!

    ResponderExcluir